Publicado em 1918, Urupês é basicamente uma série de 14 contos, tendo como ênfase a vida quotidiana e mundana do caboclo, através de seus costumes, crenças e tradições. M.L reuniu na obra alguns contos que a experiência de fazendeiro do Vale do Paraíba.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Você gostou do livro?

0% 0% 
[ 0 ]
100% 100% 
[ 1 ]
 
Total dos votos : 1

Publicado em 1918, Urupês é basicamente uma série de 14 contos, tendo como ênfase a vida quotidiana e mundana do caboclo, através de seus costumes, crenças e tradições. M.L reuniu na obra alguns contos que a experiência de fazendeiro do Vale do Paraíba.

Mensagem  Admin em Qui Abr 10, 2008 8:40 pm

Baseado na leitura de Urupês responda as questões que seguem:
1.Como Monteiro Lobato compôs a obra "Urupês" e qual a temática central?
2. Qual a figura central em Urupês. Descreva-a.
3. Faça a sintese do conto "O Boca torta".
4. Faça a síntese do conto "Urupês".
5. O que há de diferente no conto "O Engraçado arrependido" com os demais contos?

Admin
Admin

Mensagens : 8
Data de inscrição : 24/03/2008

Ver perfil do usuário http://monsmeloliteratura.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

faça a sintese do conto ''Bocatorta''

Mensagem  vanderla em Qui Abr 24, 2008 8:14 am

A quatro léguas do Arraial do atoleiro começaram as terras de igual nome, pertencente ao Major Zé lucas.Ao meio entre o povoado e o estirão das matas virgens dormia de papo acima um famoso pântano,flaldejado de argila negra de velhos guêmbes nodosos. Era gravado na imaginativa popular como uma das bocas do próprio inferno.
Na manhã daquele dia passava por ali o major a esposa dona Ana,Cristina,a filha única,vinha a passeio o bacharel Eduardo ,primo e noivo da moça. Ao chegarem ouviram boatos de Vargas, o fiscal,a notícia de está havendo roubos durante a ausência do major.Contava Vargas que o ladrão era Bocatorta.Filho de um escrava que vivia na fazenda, nasceu, Bocatorta disforme e horripilante,um monstro de tão feio que há anos vive sozinho, escondido no mato.Eduardo apaixonou-se pelo caso então pediu para que fossem vizitar bocatorta.
Cristina, filha do major, morre justamente alguns dias depois de ter ido com o pai ver a tal criatura.Seu noivo,Eduardo não agüentou a tristeza e vai até o cemitério chorar a morte da amada.Encontrou Bocatorta desenterrando a moça,volta correndo e,junto a um grupo de homens da fazenda, sai em perseguição a Bocatorta. Esse,em fuga morre ao passar num atoleiro, depois de ter dado o seu único beijo da vida.

Vanderlane 3a

vanderla
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Qual a Sintase conto do "URUPÊS".

Mensagem  kelciane em Seg Maio 26, 2008 7:00 am

AO ser lançado em 1918, urupês sacudiu ambiente literário do país.reunindo uma série de contos tem como ponto de partida dois artigos enviados ao jornal o estado de S.paulo em fins de 1914.estava criado o sucesso editórial que se transformaria em um clássico da literatura brasilera. Monteiro lobato trabalhou com matetria-prima colhida na natureza na contracorrente dos escritores de gabenete que, segundo ele,naõ entravam no mato por medo de carrapatos flagrou o homem do compo na vida diária pela sobrevivencia,contador de histórias mato

kelciane
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Publicado em 1918, Urupês é basicamente uma série de 14 contos, tendo como ênfase a vida quotidiana e mundana do caboclo, através de seus costumes, crenças e tradições. M.L reuniu na obra alguns contos que a experiência de fazendeiro do Vale do Paraíba.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum